Artigos

O Evangelho nas Esferas da Sociedade


17 de outubro de 2016 Deixe seu comentário

jussara Jussara de Mello, missionária de JOCUM desde 1979, é esposa, mãe e avó de sete crianças.

O Evangelho nas Esferas da Sociedade por Jussara Cunha de Mello

Quando a JOCUM surgiu, no final dos anos 50, Deus nos fez ver mais uma maneira de acelerar e ampliar o movimento de missões. Até então o modelo era mais seletivo e profissionalizado. O candidato teria que passar muitos anos se preparando e quando aceito como missionário pelos institutos de missões, seguiria com esposa e filhos em direção a uma nação para quase sempre gastar o resto de sua vida naquela cultura. Muitas das vezes o seu trabalho seria implantar igrejas e escolas. Esses missionários do passado nos deixaram um grande legado.
No entanto, Deus na sua multiforme sabedoria, amplia a nossa compreensão e abre as portas para toda uma geração de missionários. Nas últimas 5 décadas, vimos jovens que acabaram de sair do colegial se envolvendo com missões. Alguns a curto prazo, outros fizeram desse trabalho a sua carreira. Esses quase adolescentes  recebem treinamento e continuam sua educação enquanto missionários.  Uma educação prolongada e personalizada, de acordo com a necessidade individual. Rapazes e moças, solteiros ou casados, que se espalharam pelos locais mais remotos do mundo, selvas, montanhas inóspitas, centros urbanos, favelas, prostíbulos, sertões, desertos e etc. O mundo pareceu-nos menor e a globalização encurtou as distâncias.
Hoje, um novo hálito faz mover os ventos das mudanças no modo de fazer e perceber missões. Somando-se à tudo o que já foi e continuará sendo feito, o Espírito Santo descortina e desperta o interesse dos seus filhos para atuarem de forma intencional  em resposta ao mandamento de Jesus, que inclui a pregação do evangelho a todos os grupos étnicos e o discipulado das nações.
É visível o interesse da nova geração de missionários em preparar-se para atuar  nas esferas ou áreas de influência da sociedade, que vão muito além das fronteiras  da religião. As esferas de governo, comércio e indústria, ciências, artes e entretenimento, educação e família captam o coração e a imaginação dos jovens que já não aceitam fazer distinção entre o secular e o sagrado: tudo o que é bom vem de Deus, sendo assim é sagrado.
As artes expressam beleza e abrem uma janela para espiarmos o reino trazendo esperança em meio às trevas que nos cercam. O governo e as leis foram feitos para expressar o caráter, a justiça do Senhor. A família é o protótipo da unidade da Trindade, é a vontade do Pai sendo feita na terra assim como é feita no céu. Sim, sabemos que há feiúra e pecado ao nosso redor, sabemos que o império das trevas se opõe ao reino de Cristo. Mas sabemos também que enquanto há vida há esperança, e o mandamento de Jesus é para que brilhemos a sua luz neste mundo, em cada cantinho, em cada parte da nossa sociedade. Devemos deixar Jesus revelar-se nas esferas para que sejam empodeiradas e assim revelem o seu coração aos perdidos.
Os missionários de um mundo pós moderno estarão mais e mais envolvidos nos diversos setores da sociedade como agentes do reino, influenciadores, sal da terra. Eles continuarão indo às nações e aos povos, continuarão proclamando o evangelho nas esquinas, mas não se omitirão de enfrentar as últimas fronteiras: o discipulado das nações através das esferas de influência da sociedade.